Decorre, até 30 de setembro, a chamada de artigos para a organização do e-book intitulado Inteligência Artificial: educação, conhecimento e inovação.
Esta chamada de contributos – em português, inglês e espanhol – representa uma valiosa oportunidade para uma reflexão sobre a Inteligência Artificial (IA), com o objetivo de compreender o fenómeno em todas as suas dimensões, nomeadamente na capacitação de indivíduos para atuação em diversos contextos profissionais, equipando-os com competências atualizadas e uma nova perspetiva para enfrentarem um mercado de trabalho caracterizado, atualmente, pela sua constante expansão e mutabilidade.
O impacto das diferentes IA no contexto educativo e formativo pode ser bastante relevante. Por um lado, na vertente direta, a IA tem o potencial de enriquecer a educação através da disponibilização de ferramentas de aprendizagem adaptativa, de simulações de ambientes de trabalho, de feedback imediato e de orientação virtual. Por outro lado, de forma indireta, pode redefinir o paradigma laboral ao automatizar e dar soluções mais efetivas a tarefas de menor valor cognitivo, permitindo aos profissionais dedicarem-se a atividades que requerem maior especialização e criatividade e, ao processar e analisar vastos volumes de dados, facilita a identificação precoce de tendências emergentes e as necessidades de desenvolvimento profissional.
O trabalho tem a autoria de Ana Nobre, Daniela Melaré, António Chenoll, Arnaldo Santos e Paula Valente (docentes da Universidade Aberta).
ABRIL 2024 #184